Alemanha quer proibir cerveja para jogadores de dardo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Alemanha quer proibir cerveja para jogadores de dardo

Florian Hempel, atleta alemão no Mundial
Florian Hempel, atleta alemão no MundialProfimedia
Com o Mundial de Dardos em andamento na Inglaterra, o debate sobre o consumo de álcool no esporte voltou à tona. Hoje, os jogadores são livres para beber o quanto quiserem, mas a federação alemã promete acabar com a festa.

A Alemanha quer que seus atletas não bebam mais durante as competições, algo que é tradição desde os primórdios da modalidade.

O jogo de dardo tem origem nos pubs britânicos. Apesar de ter se tornado um esporte popular, que envolve milhões de dólares e pessoas, além de ser transmitido ao vivo ao redor do mundo (com muita audiência na Europa), o consumo (às vezes excessivo) de álcool permanece.

Não apenas os torcedores bebem cerveja na arquibancada, mas muitos atletas molham o bico nos bastidores. Os darters passam por testes de doping nas competições, mas não de álcool.

No Mundial, os jogadores são liberados para beber antes e depois dos jogos. A PDC (associação que organiza os campeonatos de elite) proíbe o consumo de álcool apenas em cima do tablado - há apenas água sem gás para os atletas durante as partidas.

"Sem álcool, eu provavelmente não teria ganhado nada", disse o bicampeão mundial Dennis Priestley pouco antes da Copa do Mundo que está em curso em Londres.

O Mundial de Dardo é sempre uma festa regada a cerveja em Londres
O Mundial de Dardo é sempre uma festa regada a cerveja em LondresProfimedia

A Federação Alemã de Dardos (DDV) quer introduzir o controle de álcool em seus torneios em um futuro breve.

"Defendemos um esporte limpo e justo e esperamos que nossos membros possam jogar dardos nessas condições. Quando se trata de álcool, não se trata apenas do efeito que ele tem sobre o desempenho, mas também da responsabilidade pública dos atletas", explicou a DVV.

Por enquanto, a PDC não parece querer seguir os passos dos alemães.

"Embora reconheçamos que as raízes do esporte estão fortemente ligadas aos pubs, isso não se assemelha ao jogo moderno e profissional que o PDC representa," justificou a associação.

Siga o Mundial de Dardos no Flashscore