"Malditos idiotas": esquiadores atacam ativistas do clima na Copa do Mundo de slalom

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

"Malditos idiotas": esquiadores atacam ativistas do clima na Copa do Mundo de slalom

Organizadores foram surpreendidos com ação dos ativistas
Organizadores foram surpreendidos com ação dos ativistasProfimedia
Os ativistas climáticos da "Última Geração" provocaram a ira dos atletas na Copa do Mundo de slalom em Gurgl, na Áustria.

"Malditos idiotas! Eles estão destruindo a corrida", disse o campeão mundial Henrik Kristoffersen na emissora norueguesa NRK. O atleta de 29 anos até tentou atacar os ativistas e jogou bolas de neve neles, assim como o croata Filip Zubcic.

"Não queremos pessoas como essas aqui. Deveria haver consequências", disse Henrik Kristoffersen, repreendendo a ação "desrespeitosa" e "desprezível".

Seu companheiro de equipe, o ex-campeão mundial Sebastian Foss-Solevaag, arrastou um dos ativistas deitado na neve para fora da área de chegada.

Caos na área de chegada

Depois que o austríaco Marco Schwarz, quinto colocado na primeira corrida, terminou sua segunda corrida, o caos se instalou. Três manifestantes seguraram uma faixa com os dizeres "Listen to the Climate Council" (Ouça o Conselho do Clima) e polvilharam a neve com pó laranja. Eles provocaram a ira dos atletas.

Evento foi interrompido por cerca de 10 minutos
Evento foi interrompido por cerca de 10 minutosProfimedia

A corrida foi interrompida por cerca de 10 minutos antes que a polícia e o serviço de segurança colocassem ordem no local. "Se eu estivesse na largada neste momento, ficaria muito chateado", disse o especialista Felix Neureuther. "Por mim, eles que protestem pacificamente. Vamos conversar ou o que for."

O diretor de corrida da Federação Internacional de Esqui (FIS), Markus Waldner, admitiu que eles ficaram surpresos com a ação. "Tínhamos muitos policiais aqui, mas não nos lugares certos", disse ele. "Mas, pelo que ouvi, alguns vikings resolveram as coisas", acrescentou com um sorriso.