Zagueiro Sérgio Raphael, do Nova Iguaçu, pede personalidade para o time derrubar o Vasco no Carioca

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Sérgio Raphael, do Nova Iguaçu, pede personalidade para o time derrubar o Vasco no Carioca

Zagueiro quer dar sua dose de contribuição para o time chegar na final do Carioca
Zagueiro quer dar sua dose de contribuição para o time chegar na final do CariocaDaniel Brasil
Parte da boa campanha do Nova Iguaçu em 2024, o zagueiro Sérgio Raphael quer ver o time indo além no Campeonato Carioca. Depois de ser a grande surpresa da fase de classificação, terminando na vice-liderança, ele sabe que o grupo tem potencial para superar as semifinais.

No domingo, o Nova Iguaçu encara o Vasco, no jogo de volta da semifinal do Carioca, depois de empate por 1 a 1, na ida, no Maracanã.

Um empate coloca a "Laranja Mecânica" na decisão, um resultado que seria histórico para coroar um trabalho que começou ainda em 2023. No caminho da semifinal, a equipe venceu o Vasco e empatou com Flamengo e Botafogo. 

"Nossa pré-temporada começou em novembro, o que nos possibilitou nos prepararmos muito bem pro nível físico que a competição exige. Isso tem ligação direta no bom trabalho que temos feito", coloca Sérgio Raphael, em entrevista exclusiva ao Flashscore.

Sérgio Raphael em ação contra o Vasco
Sérgio Raphael em ação contra o VascoDaniel Brasil

Comandante diferente

Para ele, o saldo positivo do clube tem alguns fatores fundamentais, a começar pelo técnico Carlos Vitor. 

"Ele tem uma filosofia que me adaptei bem e gosto muito. É um estilo de propor o jogo, manter a posse de bola, circular bem a bola por todos os corredores até encontrar os espaços. Quando estamos sem a bola, a proposta é marcar forte e competir bastante. No futebol atual, quem executa isso, fica mais próximo das vitórias", revela. 

Siga o Campeonato Carioca pelo Flashscore

Batendo de frente

Independentemente do adversário, o Nova Iguaçu tem conseguido mostrar um futebol regular, mantendo a ideia de jogo. As vitórias foram consequência da eficiência mostrada em campo, aumentando a confiança para os momentos decisivos. 

"No começo do ano, nós falamos que íamos ser diferentes. O trabalho da comissão técnica contribui demais e facilita nosso trabalho. Tentamos manter o mesmo padrão de jogo. Dependendo da partida, nos adaptamos.

Pré-temporada em 2023 fez Nova Iguaçu sair na frente de alguns concorrentes do Carioca
Pré-temporada em 2023 fez Nova Iguaçu sair na frente de alguns concorrentes do CariocaDaniel Brasil

"Mas, na maioria das vezes, jogamos da mesma forma. Isso só é possível porque o grupo entendeu a proposta de trabalho e conseguiu colocar em prática o que é treinado", comemora. 

Para o zagueiro, a forma de se postar em campo faz a diferença para que muitos duelos se equilibrem contra times de maior poderio econômico. "Com organização tática e técnica, além de personalidade pra jogar, é possível e propor o jogo mesmo contra equipes maiores. O segredo é ter consciência das nossas limitações e não deixar que o adversário explore isso", indica. 

Sérgio Raphael elogiou filosofia de trabalho do Nova Iguaçu
Sérgio Raphael elogiou filosofia de trabalho do Nova IguaçuDaniel Brasil

Guerra, matador pela frente e sonho vivo

Rodado no mundo da bola, tendo defendido times da Bolívia, Sudão, Iraque e Malta, o zagueiro de 31 anos carrega algumas memórias positivas e negativas, sem deixar de lado um sonho que persegue desde o começo da carreira. 

No Sudão, antes de duelo de torneio continental, ele precisou enfrentar o medo de estar diante de uma guerra. "Foi desesperador, nunca vou me esquecer desse momento".

Sérgio Raphael vem sendo um dos destaques do Nova Iguaçu no Carioca
Sérgio Raphael vem sendo um dos destaques do Nova Iguaçu no CariocaDaniel Brasil

As voltas no futebol o fizeram enfrentar adversários que ele sabe que reservaram momentos especiais. "Marcar o Fred, quando ele jogava no Fluminense, foi duro. Ele era muito forte no jogo aéreo, tinha um posicionamento impecável e poder de finalização altíssimo", admite. 

Sérgio Raphael segue atrás de um grande sonho, que mostra-se possível, principalmente se o Nova Iguaçu seguir bem seu caminho dentro dos gramados. "Hoje, meu sonho é jogar a Série A do Campeonato Brasileiro. Vou em busca disso", garante. 

Números de Sérgio Raphael
Números de Sérgio RaphaelFlashscore