RB Leipzig supera Frankfurt e é bicampeão da Copa da Alemanha

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

RB Leipzig supera Frankfurt e é bicampeão da Copa da Alemanha

Atualizada
Campeão sem sustos na capital
Campeão sem sustos na capitalAFP
O RB Leipzig conquistou a 80ª edição da Copa da Alemanha, neste sábado (3), ao vencer o Eintracht Frankfurt por 2 a 0 na decisão no Estádio Olímpico de Berlim.

A equipe turbinada pela Red Bull venceu com gols de Nkunku e Szoboszlai, ambos anotados na segunda etapa.

Veja o resumo da final da Copa da Alemanha

Ao defender com sucesso o título da Pokal, o Leipzig ganhou sua segunda taça na história do torneio em quatro finais disputadas.

14 anos de vida e já bicampeão
14 anos de vida e já bicampeãoAFP

Havia duas décadas que um clube não conseguia conquistar o bi seguido da Copa da Alemanha, que nesta temporada completou 80 anos de vida.

Já o Eintracht, que amargou seu quarto vice-campeonato da copa, perdeu a chance de chegar ao hexa e se igualar ao Werder Bremen como segundo maior vencedor da competição.

O maior campeão ainda é o Bayern, com 20 títulos.

Com a conquista, os Touros se classificaram para a próxima Liga dos Campeões e repassaram sua vaga na Liga Europa assegurada via Bundesliga para o Bayer Leverkusen.

O francês Nkunku comemora o 1º gol
O francês Nkunku comemora o 1º golAFP

Final fraca, mas título justo

A final foi tecnicamente bem apagada. Após um primeiro tempo em que os times apenas se estudaram – e que teve apenas uma finalização no alvo –, no segundo tempo o Eintracht voltou disposto a sair na frente.

E a Águia dominou o segundo tempo até levar um gol aos 26 minutos, no primeiro ataque perigoso do Leipzig na etapa final. Coisas que pertencem ao futebol.

Estatísticas da final
Estatísticas da finalFlashscore

Depois que os campeões abriram o placar, o time de Frankfurt não viu mais a bola. E o gol que fechou o caixão veio naturalmente, aos 40 do segundo tempo, pelos pés do húngaro Dominik Szoboszlai, o melhor em campo.

O merecimento do título se deu pela campanha. Além ter ganharam o torneio com 100% de aproveitamento, para chegar na decisão os Touros superaram o Borussia Dortmund nas quartas de final e golearam o Freiburg, vice-campeão do ano passado, na semifinal.

Temporada anticlímax

O título do Leipzig marca um final melancólico de temporada para o futebol alemão. Por não ter tradição (foi criado em 2009) e por ter sido criado por uma empresa multinacional que tem franquias futebolísticas em outros países e vê o futebol como negócio e marketing, o RasenBall Leipzig é de longe o clube mais impopular da Alemanha.

(Lembremos que no mês passado, clubes da Bundesliga vetaram uma injeção de investimento estrangeiro nas ligas alemãs pois existe uma resistência dos torcedores locais à capitalização do esporte).

Torcida do Eintracht no Olympiastadion
Torcida do Eintracht no OlympiastadionAFP

A torcida do Leipzig ainda é pequena, já que ela ainda está sendo formada na cidade de meio milhão de habitantes do leste do país.

Na final deste sábado em Berlim, por exemplo, a torcida do Frankfurt era maioria, e foi visivelmente mais barulhenta e mais engajada que a do rival.

Some-se a isso o 11º título nacional do Bayern de Munique (cujo monopólio pareceria que acabaria neste ano, mas que foi mantido após vacilo do Borussia Dortmund na última rodada da Bundesliga) e o sorriso amarelo do presidente alemão ao entregar o troféu da Pokal para o Leipzig reverberou com a maioria dos amantes do futebol país afora.

Presidente Steinmeier entrega a Pokal para os campeões
Presidente Steinmeier entrega a Pokal para os campeõesAFP

Nada disso tira, porém, o mérito dos campeões da temporada. Principalmente os méritos do time de Marco Rose, que venceram o bi da Pokal com justiça e bom futebol.

Confira a trajetória do Leipzig campeão da Copa da Alemanha