Vôlei: Brasil vence EUA e se mantém invicto na Liga das Nações Feminina

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Vôlei: Brasil vence EUA e se mantém invicto na Liga das Nações Feminina

Brasil teve pela frente uma de suas maiores rivais no cenário internacional
Brasil teve pela frente uma de suas maiores rivais no cenário internacionalFIVB
O Brasil fez 3 a 1 (25-22, 25-16, 18-25 e 25-19) nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (17), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, em duelo da primeira semana de jogos da Liga das Nações de vôlei feminino. A partida marcou homenagem da CBV por acontecer no Dia de Combate à LGBTfobia.

Depois de vencer Canadá (3 a 1) e Coreia do Sul (3 a 0), chegou a vez do Brasil enfrentar um dos seus maiores rivais no cenário internacional. A invencibilidade só seria mantida com uma boa atuação, que veio com louvor para vencer as norte-americanas depois de quase cinco anos.

O resultado mantém o Brasil invicto na VNL. São três vitórias em três jogos e 100% de aproveitamento, com o time verde-amarelo se mantendo na parte de cima da classificação. A ponta e capitã Gabi foi o grande destaque com 24 pontos, terminando o jogo como maior anotadora. 

A última vitória do Brasil sobre os EUA tinha acontecido no Pan de Lima de 2019. Nos últimos oito jogos entre os dois times, foram sete vitórias das americanas, favoritas para chegar longe na VNL e também nos Jogos Olímpicos. O Brasil volta a jogar no domingo, às 10h, no mesmo local, fechando a primeira semana de jogos, contra a Sérvia

Veja como foi Brasil x EUA

Sufocando os EUA

O Brasil teve ótimo começo de jogo, contando com a força da torcida para jogar boa dose de pressão pra cima das americanas. O time visitante errava além da conta, vendo as brasileiras aproveitaram os momentos favoráveis. 

A postura agressiva do Brasil foi recompensada com boas vantagens como no 12 a 6, forçando as adversárias a correrem atrás do prejuízo, sem sucesso.

Gabi foi a maior pontuadora do jogo
Gabi foi a maior pontuadora do jogoMaurício Val/FV Imagens/CBV

No segundo set, os Estados Unidos começaram melhor, contando com queda da parte ofensiva do Brasil.

O time do técnico José Roberto Guimarães contou com o bloqueio para se recuperar e vencer por uma diferença ainda maior do que na primeira parcial. 

Brasil usa VNL como preparação para Jogos de Paris
Brasil usa VNL como preparação para Jogos de ParisFIVB

Reação dos EUA antes de três pontos confirmados

Era de se esperar que as americanas não se dariam por vencidas. As visitantes mudaram algumas peças e melhoraram sua postura no terceiro set, diminuindo os erros e sendo bem mais eficientes nas viradas de bola. 

O 12 a 7 mostrou o crescimento dos EUA, que viram o Brasil reagir e empatar no 13 a 13. A regularidade americana foi premiada com nova vantagem sendo aberta, antes de vencer o set para diminuir a diferença brasileira. 

O quarto set foi equilibrado com troca de pontos marcando a parcial. Foi a partir do 16 a 15 que o Brasil descolou no placar para enganar a quarta marcha e tratar de fechar um confronto que tinha potencial para ser ainda mais duro. 

Siga a VNL pelo Flashscore

A segunda semana de jogos acontece entre 28 de maio e 2 de junho em Macau, na China. Entre 12 e 16 de junho, estão marcados os jogos da terceira e última semana da fase de classificação. 

As oito melhores equipes se classificam para a fase final, que vai acontecer na Tailândia, entre 20 e 23 de junho. As donas da casa já estão garantidas nas quartas de final. 

Esperada dificuldade do Brasil diante dos EUA foi confirmada
Esperada dificuldade do Brasil diante dos EUA foi confirmadaMaurício Val/FV Imagens/CBV