Boxe: IBA apresenta queixa depois de grupo anunciar nova federação mundial

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Boxe: IBA apresenta queixa depois de grupo anunciar nova federação mundial

Lugar do boxe nas Olimpíadas após Paris 2024 continua incerto
Lugar do boxe nas Olimpíadas após Paris 2024 continua incertoIBA
A Associação Internacional de Boxe (IBA) apresentou uma queixa oficial à Unidade de Integridade Independente do Boxe contra os indivíduos e entidades envolvidos na criação de uma nova federação mundial de boxe.

No início deste mês, um grupo que inclui os Estados Unidos e a Grã-Bretanha anunciou uma nova federação mundial de boxe, em uma separação que visa garantir o futuro olímpico do conturbado esporte.

Os líderes da World Boxing, registrada na Suíça, disseram que buscariam o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional. A IBA, liderada pela Rússia, que foi suspensa pelo COI em 2019, denunciou a medida.

"Após o anúncio do estabelecimento da organização internacional de boxe desonesta, a IBA iniciou uma série de ações destinadas a fornecer clareza absoluta a todas as partes interessadas no boxe em relação à autonomia da IBA como órgão regulador global do boxe", disse a IBA.

"A IBA condena veementemente os esforços de indivíduos para prejudicar os avanços significativos feitos nos últimos anos para garantir aos boxeadores o melhor futuro possível.

"Indivíduos e entidades considerados culpados enfrentarão as consequências de acordo com a Constituição da IBA, o Código Disciplinar e de Ética e outros documentos importantes em questão."

A Reuters solicitou comentários da World Boxing.

O lugar do boxe nas Olimpíadas após os Jogos de Paris do próximo ano continua incerto, com o esporte não constando do programa inicial para Los Angeles 2028, enquanto se aguardam as reformas exigidas pelo COI.

A IBA - suspensa por questões de governança, finanças, arbitragem e ética - foi impedida de participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020 e das eliminatórias para Paris 2024.

O boxe faz parte de todas as Olimpíadas desde 1904, com exceção de Estocolmo 1912, porque o esporte foi proibido na Suécia na época. O boxe feminino foi adicionado em 2012.