FINA muda seu nome centenário para "World Aquatics"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

FINA muda seu nome centenário para "World Aquatics"

A nova marca engloba os seis esportes aquáticos governados pela entidade
A nova marca engloba os seis esportes aquáticos governados pela entidadeFINA
A Federação Internacional de Natação mudou de nome após votação na assembleia geral da entidade em Melbourne nesta segunda-feira (10). Agora ela vai se chamar “World Aquatics”.

O rebatismo altera um nome que tinha mais de 100 anos. A entidadade se chamava FINA (sigla dos termos em francês "Fédération Internationale de Natacion”) desde sua fundação em 19 de julho de 1908.

O presidente Husain Al-Musallam disse que a mudança veria todos os atletas de esportes aquáticos unidos pela primeira vez "sob uma só marca".

"Precisamos de um nome que reflita toda a família FINA, um nome que possa ser usado com orgulho por nossos nadadores artísticos, saltadores ornamentais, nadadores de águas abertas e nossos atletas de pólo aquático", disse ele.

Os cartolas da entidade também votaram pela adoção de uma nova constituição, que inclui a criação de uma Unidade de Integridade Aquática independente, que entrará em funcionamento a partir de 1º de janeiro de 2023, entre outras reformas.

A adesão ao gabinete executivo da federação estará agora sujeita a um limite de idade de 75 anos – o que ocorre cerca de sete anos depois que o ex-presidente Julio Maglione eliminou os limites anteriores, permitindo que ele concorresse a um terceiro mandato em 2017.

Os limites de mandato presidencial agora também estarão de acordo com a Carta Olímpica do Comitê Olímpico Internacional, que tem um mandato de oito anos, renovável apenas uma vez por quatro anos.

Aprovada por 175 membros e rejeitada por apenas quatro, a nova constituição deve entrar em vigor em janeiro de 2024.